terça-feira, 20 de abril de 2010

Danças

Origem
Local e data – Alemanha Meridional e Baviera, no século XVIII.
Os acordes da Valsa trazem frequentemente à memória as recordações felizes e românticas das noites de Verão. Por ser associada a canções de amor tornou-se popular em casamentos.

História
A Valsa começou por ser uma antiga dança de folclore austríaco e do Sul da Alemanha.Quando a Valsa foi introduzida em Inglaterra, no início do século XIX, escandalizou a sociedade. Houve grande reprovação por partes das gerações mais velhas, embora se constasse que a Rainha Vitória era uma dançarina de salão especialista em Valsa.
Subgéneros

Valsa vienense - quando a Valsa chegou a Viena, no século XIX, alguns compositores escreveram centenas de músicas que são ainda hoje mundialmente famosas, tal como o Danúbio Azul. A Valsa foi introduzida em Paris em 1775 e foi aí que adoptou a designação de valsa vienense. Era sobretudo dançada pela nobreza, por diversão em ocasiões festivas.Valsa inglesa – ganhou importância após a primeira Guerra Mundial, tendo-se iniciado em Boston.

Música
A música da Valsa é lânguida, com melodias suaves e cadenciadas. É tocada num andamento de 30 compassos por minuto.

Técnica
Na Valsa as figuras básicas usadas na construção da coreografia baseiam-se num esquema em diagonal que resulta numa progressão suave e lenta em volta da pista de dança, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.A Valsa vienense exige ondulações graciosas e rápidas mudanças na velocidade do corpo. O primeiro tempo de cada compasso é dançado com uma forte oscilação do corpo, acumulando depois essa energia num movimento de vaivém em direcção ao centro das rotações, elevando-se nas pontas de ambos os pés durante o segundo e terceiro tempos do compasso da música.

A Valsa Inglesa é uma variação mais lenta da Valsa vienense, mantendo o compasso 3 / 4. Baseia-se em movimentos e deslocamentos de rotação e translação.

Sem comentários:

Enviar um comentário